Blog da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Santa Cecília - Juiz de Fora (MG)
sábado, 30 de abril de 2011
Licença para aperfeiçoamento profissional
Informo aos colegas e alunos que entre os dias 16 de maio de 2011 e 16 de novembro de 2012 estarei em licença para aperfeiçoamento profissional cursando o Mestrado de Literatura do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF).
Um abraço a todos.
Prof. Enaldo Pereira Soares
sábado, 23 de abril de 2011
Atividade de Alternância – Língua Portuguesa e Matemática – V a VIII Fases - 1º Período
1. Informe-se = Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.
2. Aja localmente = Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.
3. Pense localmente = Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.
4. Some = Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure uma parecida na qual você possa se engajar.
5. Otimismo é fundamental = Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quiser atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.
6. Seja efetivo = Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.
7. Crie notícia = Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.
8. Planeje sua família = Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.
9. Não polua = Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.
10. Preserve a biodiversidade = Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.
11. Seja coerente = Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.
12. Passe a sua vida a limpo = Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.
13. Boicote = Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por movimentos: faça isso sempre que cair a ficha.
14. Eleja e cobre = Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.
15. Separe o joio = Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.
16. Ensine as crianças = Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
17. Acredite no futuro = Estimule ideias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.
Fonte: Super Especial - Como Salvar a Terra/junho 2001
-------------------------------------------------------------------------------------------------
1) O que você achou dessas sugestões? Escreva um parágrafo opinando a respeito.
2) Você acrescentaria mais algum item nessa lista? Há algum item com o qual você não concorda?
3) Entre os 17 itens, escolha 1 que você tenha achado mais interessante e faça uma produção textual, desenvolvendo mais ideias a respeito.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
ATIVIDADE DE ALTERNÂNCIA DE ESTUDOS – MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NOME:__________________________SÉRIE:________DATA:
TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO
No dia 11 de março de 2011, o nordeste do Japão foi atingido por um intenso terremoto de magnitude de 8,9 e por fortes ondas de um tsunami. O tsunami é um fenômeno da natureza causado por erupções vulcânicas, terremotos submarinos e movimentações entre as zonas de convergência (fronteiras entre as placas tectônicas) no fundo dos oceanos, esses comportamentos geram uma série de ondas fortes caracterizadas por intensa velocidade e altura acentuada. Dentre as cidades atingidas, Sendai foi a mais atingida, tendo frota de carros e navios; casas e plantações levadas pelas ondas. O impacto das ondas sobre os objetos urbanos causou incêndio. Minutos depois, foram emitidos alertas de perigo em todo o oceano Pacífico, principalmente em países como Canadá, EUA e nas áreas do Hawai.Desde o século XIX, esse terremoto que atingiu o nordeste japonês foi considerado o mais forte e mais drástico , segundo dados da USGS, entidade norte-americana que presta serviços geológicos. Depois do tremor inicial, várias cidades ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste japonesa receberam mais de 50 réplicas de tremores, atingindo a capital Tóquio, numa distância de 373 quilômetros da península de Ojika, epicentro do terremoto.A cada hora, o número de mortos aumentava, sendo estimado um número de mais de 1000 mortos e desaparecidos. O terremoto aconteceu às 14 horas e 46 minutos no horário do Japão, e 2 horas e 46 minutos, horário de Brasília. O terremoto teve uma profundidade de 24,4 quilômetros.Os fortes impactos e tremores moveram barcos de pescas para as áreas urbanas contra viadutos e casas. Veículos ficaram revirados, casas se desmancharam em meio das águas sobrecarregadas de entulhos que espalharam lama para todos os lados, a invasão do mar ocorreu também no aeroporto de Sendai.Dentre as perdas materiais, o mais preocupante foi o incêndio ocorrido na usina nuclear de Onagawa, situada na região de Miyagi, o fogo se alastrou depois dos tremores sísmicos. Para diminuir a pressão interna dos reatores, o governo isolou a área e autorizou a emissão de vapor radioativo para evitar uma explosão atômica.Além de Onagawa, a usina nuclear de Fukushima e outras três centrais de energia atômica foram fechadas e isoladas, cerca de 2.000 pessoas foram evacuadas da proximidade.Em nível econômico, o Japão, após ter sido superado pela China entre as maiores economias do mundo, ocupa a terceira posição entre as economias mais fortes, porém, devido à crise mundial e à recessão monetária interna, apesar de possuir fundos próprios de recuperação perante catástrofes naturais, o país apresentará dificuldades para se recuperar e incentivar o reaquecimento econômico.
1) O Japão localiza-se em qual continente? Qual a sua capital?
2) De acordo com o noticiário, a localização do Japão propicia fenômenos como esse ocorrido no dia 11 de Março de 2011?
3) O que significa Tsunami?
4) Qual a cidade mais atingida no dia 11 de março de 2011?
5) Cite um fator positivo de se ter usina nuclear
Assinar:
Postagens (Atom)