domingo, 27 de fevereiro de 2011

E. M. Santa Cecília (EJA) - Língua Portuguesa - Alternância de Estudos (IV) - V a VIII Fases - 21/02/2011

Educação Ambiental

No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e consequentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.
A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo, desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/educacao_ambiental/educacao_ambiental.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------
- Após ler o texto, responda as questões propostas:

a) O que você entende por educação ambiental?

b) Apesar de o homem ser parte integrante da natureza, ele a destrói. Por quê?

c) Pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. Você se considera envolvido com essa questão? De que forma isso se processa?

d) “Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental”. Comente.

e) Se bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente só trazem benefícios para a comunidade. Você concorda com essa afirmativa? Dê a sua opinião a respeito.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aos coautores do blog

Direção, coordenação e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Santa Cecília.

Iniciaremos esta semana as instruções de como postar no blog, com cada coautor. Dado que muitos tem a familiaridade com a internet e o uso do computador deixarei aqui por escrito as instruções básicas que permitirâo àqueles que assim o desejarem iniciar desde já as suas postagens.

1. vá à página do blog (você já está nela).

2. Clique em "Login" e entre com seu email e senha.

4. Clique em NOVA POSTAGEM, em destaque.

5. Escolha um título e comece a escrever.

6. Se quiser inserir imagem, clique no décimo segundo ícone ("inserir imagem"). Busque uma imagem salva em uma pasta do computador (é bom ter uma apenas para isto). Após inseri-la escolha a entre as opções pequeno -médio - grande - muito grande - tamanho original (cuidado para não ultrapassar as margens!)

7. Clique em VISUALIZAR,em baixo à direita (azul e branco).

8. Satisfeito(a)? Clique em PUBLICAR POSTAGEM (embaixo à esquerda, de laranja) e depois VISUALIZAR blog (sétimo ícone à extrema direita)

9. Pronto! Humm, tem um errinho, o que faço? Vá em  "Nova Postagem", clique em "Editar postagens" (de azul e bege, no alto, coluna do meio), escolha a postagem pelo título que você deu, clique em "Editar", corrija e/ou modifique à vontade, e novamente PUBLICAR POSTAGEM.

10. Se quiser inserir videos vá no Youtube, dê control C em incorporar, vá ao postagem, clique em "Editar HTML" e dê control V. Volte em "Escrever" (alto à direita, em preto e bege). Este passo é um pouco mais avançado.

Como disse, vou sentar com um a um e mostrar. Qualquer dúvida fora de hora, você já possui o email.

Um abraço,

Enaldo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Trabalho de História (VII e VIII fases)

    
      E. M. Santa  Cecília  –  (EJA)  -  História (10 pontos) –  VII.ª e VIII.ª  Fases  –  Data: 02/03/11



Leia o texto abaixo e responda:

Muitas vezes, ouvimos diversos eleitores reclamando da política. Muitos chegam até a pensar em não mais votar, afirmando que: “não adianta nada mesmo”... que “o país, o Estado ou o município nunca melhora”..., que “os políticos são todos ladrões e safados”... e outras coisas mais. Todavia até que ponto esse tipo de pensamento faz sentido? Será que a política é assim mesmo tão ruim? No final das contas, qual é a importância da política no dia-a-dia do cidadão?

O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver. Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade, e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir em público ambiente natural do político.

Segundo Aristóteles o homem é um “animal político”. Isso porque a fala é o instrumento da política e o homem é o único animal que possui essa habilidade suficientemente desenvolvida. De sorte, tudo o que fazemos desde que envolva nossos semelhantes, é um ato político. Não obstante, o homem moderno não consegue pensar desta maneira pelas desilusões em relação ao político profissional e a atuação deste no poder.
A tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, ou seja, sua missão está diretamente relacionada a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. A ação política está presente em todos os momentos da vida, seja no aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrante da cidade, pertencemos a um Estado, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar como voluntário em uma causa em que acreditamos.

Política todos nós fazemos, às vezes sem nos dar conta. Quando queima a lâmpada de um poste, ligamos para a concessionária de energia, isso já é um ato político, reclamamos de um buraco ou vazamento de água em determinada rua, protestamos contra as cobranças abusivas dos impostos, e outras coisas mais. Em todas essas ações estamos cuidando do bem comum de toda a sociedade. Político é todo cidadão que tem consciência de seus direitos, deveres e obrigações.

Caro(a) leitor(a) as eleições estão logo ai. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos sim é conhecer melhor as propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, Estado e país.

Autor: Jessé Maia Rios. IN: http://www.olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?artigo=A_importancia_da_politica&id=2030

Responda com suas próprias palavras: (no verso ou em folha separada)

1. Por que as pessoas reclamam tanto da política e dos políticos?

2. Qual era a importância da política para os antigos gregos?

3. A política é feita apenas pelos candidatos às eleições? Por quê?

4. Qual é a importância da política para você?

Trabalho de História (V e VI ª fases)

E. M. Santa Cecília–(EJA)-História (10 pontos)–V.ª e VI.ª Fases–Data:02/03/11



Monte uma linha do tempo sobre as sociedades primitivas conforme os dados abaixo:



  • 300.000 – primeira evidência de uma cerimônia de enterro de mortos.
  • 130.000 – Evidência de uma cerimônia de enterro.
  • 100.000 – O mais antigo ritual de enterro de seres humanos modernos é considerado como originário de Qafzeh em Israel. Há duas cerimônias do que se supõe serem uma mãe e uma criança.
  • 100.000 a 50.000 – Aumento do uso do ocre vermelho em vários sítios arqueológicos da Idade da Pedra. O ocre vermelho é considerado de grande importância nos rituais.
  • 70.000 – traços de culto a cobras descobertos em Botswana
  • 50.000 – Humanos evoluem em gestos associados com o comportamento do homem moderno. Este comportamento denominado de moderno abrange habilidades com a língua, o pensamento abstrato, simbolismo e religião.
  • 42.000 – cerimônia de rituais de humanos no Lago Mungo (Austrália). O corpo aparece respingado por grande quantidade de ocre vermelho.
  • 40.000 – início do Paleolítico Superior na Europa. Há uma abundância de fósseis incluindo cerimônias elaboradas de enterro de mortos; registro arqueológicos das chamadas vênus paleolíticas e arte rupestre.
  • 30.000 – O mais recente registro da cerimônia de enterro de um shaman (pajé ou sacerdote).
  • 11.000 – início da Revolução Neolítica.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alternância de Estudos (I)


                   O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta manhã, em entrevista à rádio CBN, que a "tragédia anunciada" nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana, se deveu a uma combinação da intensidade inesperada dos temporais com a ocupação irregular das encostas. "É como a gente viu ano passado em Angra dos Reis: a ocupação residencial nas últimas décadas, independente do nível social, numa área imprópria, combinada ao fator do deslizamento", disse.

                   "Houve danosamente uma ocupação nos últimos 25 anos, de maneira absolutamente irresponsável. Nós, do governo do Estado, estamos protagonizando o apoio à população, mas é evidente que desde 1988 a Constituição Brasileira diz que solo urbano é responsabilidade da municipalidade. Não pode só autorizar e proibir a construção do shopping center, do prédio formal. Tem sempre um político demagogo para fazer uma graça, dizer que é falta de respeito com o pobre, mas a gente tem que tomar uma decisão firme", afirmou, sem apontar nominalmente culpados.

                   "Não quero culpar prefeito A, B ou C, mas há um conceito, que vem de décadas, de permissividade na ocupação de encostas. Caso nós tivéssemos um padrão rígido de ocupação de encostas, teríamos vítimas, sim, mas não tantas. Veja o caso da Austrália: há mais de 20 mortos, mas não chega a quase 500 mortos. Não quero eximir de responsabilidade os governos federal nem estadual. Mas Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo quadriplicaram suas populações nos últimos 40 anos. A tomada das encostas nessas cidades levou a essa tragédia."


Responda:

1) Como você ficou sabendo das tragédias de Teresópolis, Nova Friburgo, e Petrópolis?

2) Estas enchentes são novidade no Brasil e no mundo? Em que época do ano elas ocorrem?

3) Quais são as causas destes desabamentos que provocam tantas mortes e prejuízos?

4) O que deveria ser feito para evitar novos desabamentos de encostas?


Alternância de Estudos (II)


Na cidade de São Paulo, das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, cerca de 35% são materiais recicláveis e menos de 1% é reciclado. Cada paulistano produz diariamente 1,2 kg de lixo, em média, que vão para as montanhas dos lixões ou aterros sanitários. São Paulo tem 5 dos seus 7 aterros sanitários lotados.
O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Paulo, deposita o lixo em dois aterros sanitários : Bandeirantes e Sítio São João. Cada um recebe, em média, 5.000 toneladas de lixo por dia ! Estão com a capacidade quase esgotada. Devido à degradação da matéria orgânica (ex. restos de comida), os aterros produzem biogás e chorume por 10 a 20 anos. Dessa forma, um aterro necessita de cuidados por muitos anos, mesmo depois de ter sido saturado de lixo. Os 5 aterros desativados são mantidos sob constante vigilância e manutenção. Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado.
Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos. O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia sendo 90% depositado a céu aberto. (Veja, maio de 2002). Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades.
Tempo de decomposição : Embalagens plásticas : mais de 100 anos . Papéis : de 3 a 6 meses. Latas de alumínio : 100 anos. Tampa de Garrafa : 150 anos. Vidro : mais de 10.000 anos
Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.
A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

Extraído de: http://www.reciclandosp.hpg.com.br/lixo.htm


Responda:

01) Por que é prejudicial jogar lixo no leito dos rios?

02) Qual é o tipo de lixo que leva mais tempo para ser reciclado pela natureza?

03) Na sua casa faz-se coleta seletiva do lixo? Por quê?

Bem-vindos!



Este blog é uma produção coletiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (turno noturno) da Escola Municipal Santa Cecília. Estudantes, professores, coordenadores, funcionários e visitantes: sejam muito bem-vindos! Este blog é de vocês, é seu, é nosso!