O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Paulo, deposita o lixo em dois aterros sanitários : Bandeirantes e Sítio São João. Cada um recebe, em média, 5.000 toneladas de lixo por dia ! Estão com a capacidade quase esgotada. Devido à degradação da matéria orgânica (ex. restos de comida), os aterros produzem biogás e chorume por 10 a 20 anos. Dessa forma, um aterro necessita de cuidados por muitos anos, mesmo depois de ter sido saturado de lixo. Os 5 aterros desativados são mantidos sob constante vigilância e manutenção. Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado.
Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos. O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia sendo 90% depositado a céu aberto. (Veja, maio de 2002). Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades.
Tempo de decomposição : Embalagens plásticas : mais de 100 anos . Papéis : de 3 a 6 meses. Latas de alumínio : 100 anos. Tampa de Garrafa : 150 anos. Vidro : mais de 10.000 anos
Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.
A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.
Extraído de: http://www.reciclandosp.hpg.com.br/lixo.htm
Responda:
01) Por que é prejudicial jogar lixo no leito dos rios?
02) Qual é o tipo de lixo que leva mais tempo para ser reciclado pela natureza?
03) Na sua casa faz-se coleta seletiva do lixo? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário