O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta manhã, em entrevista à rádio CBN, que a "tragédia anunciada" nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana, se deveu a uma combinação da intensidade inesperada dos temporais com a ocupação irregular das encostas. "É como a gente viu ano passado em Angra dos Reis: a ocupação residencial nas últimas décadas, independente do nível social, numa área imprópria, combinada ao fator do deslizamento", disse.
"Houve danosamente uma ocupação nos últimos 25 anos, de maneira absolutamente irresponsável. Nós, do governo do Estado, estamos protagonizando o apoio à população, mas é evidente que desde 1988 a Constituição Brasileira diz que solo urbano é responsabilidade da municipalidade. Não pode só autorizar e proibir a construção do shopping center, do prédio formal. Tem sempre um político demagogo para fazer uma graça, dizer que é falta de respeito com o pobre, mas a gente tem que tomar uma decisão firme", afirmou, sem apontar nominalmente culpados.
"Não quero culpar prefeito A, B ou C, mas há um conceito, que vem de décadas, de permissividade na ocupação de encostas. Caso nós tivéssemos um padrão rígido de ocupação de encostas, teríamos vítimas, sim, mas não tantas. Veja o caso da Austrália: há mais de 20 mortos, mas não chega a quase 500 mortos. Não quero eximir de responsabilidade os governos federal nem estadual. Mas Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo quadriplicaram suas populações nos últimos 40 anos. A tomada das encostas nessas cidades levou a essa tragédia."
Responda:
1) Como você ficou sabendo das tragédias de Teresópolis, Nova Friburgo, e Petrópolis?
2) Estas enchentes são novidade no Brasil e no mundo? Em que época do ano elas ocorrem?
3) Quais são as causas destes desabamentos que provocam tantas mortes e prejuízos?
4) O que deveria ser feito para evitar novos desabamentos de encostas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário